Investir em proteção de dados muitas vezes é considerado um custo adicional desnecessário, mas você sabe quanto pode custar para sua empresa caso haja algum tipo de perda de informações internas ou de terceiros? Os custos podem variar entre multas, perda de clientes, danos à reputação e o custo gerado pela perda de tempo de trabalho quando as operações de um negócio são interrompidas.

Uma pesquisa da Dell Technologies constatou que, no Brasil, apenas no ano de 2018, 16% das empresas entrevistadas sofreram perdas irreversíveis de dados e 72% experienciaram algum tipo de instabilidade nos sistemas de armazenamento ou perdas temporárias. O custo médio dessas situações chegou a 338 mil reais, um valor considerável e que excede muito os valores dos serviços disponíveis para proteção dos dados.

Esses gastos não ocorrem apenas nas grandes empresas. Relatórios da IBM indicam custos anuais de 2,74 milhões de dólares apenas para empresas com até 500 funcionários. Trata-se de um valor considerável, que pode trazer impactos gigantescos para um pequeno negócio. No entanto, em 2020 já foi constatado o crescimento de 300% no número de crimes cibernéticos, de forma que pode-se projetar um valor muito maior nos anos que se seguiram.

Outro fator que tem gerado preocupações em relação à segurança é o chamado “dwell time”, ou seja, o tempo que leva para uma empresa detectar uma ameaça ou vulnerabilidade em seu sistema e perceber uma invasão externa. Segundo informações do MIT, considera-se que o tempo médio é de 250 dias, o que significa uma exposição muito grande das informações, aumentando ainda mais os custos. Porém, na verdade, os prejuízos poderiam ser evitados com uma detecção precoce e, consequentemente, a proteção desses dados antes que houvesse maiores consequências.

Portanto, quando se trata de armazenamento de informações de uma empresa, é preciso se preocupar não apenas com possíveis perdas de arquivo, mas também com a possibilidade de ataques de hackers e Malwares. O uso de um simples backup em nuvem, já amplamente utilizado, torna-se uma solução com muitas brechas nesse sentido, e é necessário estar um passo à frente para proteger informações sigilosas da sua empresa e de seus clientes.

Soluções que trabalham tanto na recuperação de arquivos através de backup quanto na proteção deles contra ameaças externas e internas podem fazer uma grande diferença na hora de evitar custos com vazamentos, como é o caso do Acronis Cyber Protect Cloud Advanced Backup, que age nessas duas frentes e se coloca tanto na prevenção quanto na detecção de falhas de segurança e recuperação do sistema. Os custos gerados por uma ferramenta como essa são reduzidos, justamente por tratar-se de uma solução integralizada, que sana dois problemas por meio de um único mesmo sistema simplificado e adequado para pequenas e médias empresas. Dessa forma, através de um investimento relativamente baixo em relação aos ganhos que proporciona, é possível evitar custos altíssimos e manter seu negócio mais seguro e protegido.