Você sabia que, atualmente, o e-mail é o principal vetor de ataques de dados? Pare e pense em todos os dados, informações sigilosas ou apenas essenciais para o dia a dia da sua empresa que circulam via e-mail todos os dias. Você ficaria tranquilo em saber que essas informações não estão seguras?
De acordo com o Relatório de Investigações de Violação de Dados da Verizon de 2019, 94% dos Malware vêm sendo entregues por esse canal. Isso quer dizer que, através de uma plataforma básica de comunicação, um negócio pode tornar-se vulnerável.
Esses malwares trazem incontáveis prejuízos, interrompendo o funcionamento das estações de trabalho – uma perda no nosso principal recurso, que é o tempo – além de vazamentos que acarretam em multas e, obviamente, a perda de dados essenciais e sensíveis.
Relatórios recentes da Verizon, HP e Acronis ainda apontam o e-mail como um dos pontos de entrada mais comuns para ataques. Isso definitivamente deve tornar a segurança de e-mail uma prioridade.
Phishing – Um risco constante a ser evitado
No mundo corporativo, todos usamos o e-mail como canal de comunicação principal e a realidade é que, sem segurança de e-mail, você está a apenas um e-mail de phishing de uma violação de dados. Phishing trata-se de uma prática cada vez mais comum de crime virtual, que consiste em “enganar” o usuário para que este compartilhe informações que serão utilizadas de forma irregular pelos criminosos.
Isso pode ocorrer de diversas formas, porém a mais comum é fazer-se passar por uma pessoa ou organização na qual o usuário confie, de forma que este sinta-se à vontade para partilhar dados como senhas, informações de clientes e outros.
Alguns hábitos do nosso dia a dia podem ser muito importantes para nos proteger desse tipo de ataque, como por exemplo:
- Evitar clicar em links ou abrir anexos de e-mails desconhecidos. Preste ainda mais atenção naqueles que oferecem promoções e coisas do tipo;
- Manter seu computador sempre atualizado;
- Evitar acessar sites desconhecidos e suspeitos (pirataria, sites de jogos ou sites de conteúdo adulto, por exemplo).
No entanto, mesmo respeitando-se essas diretrizes, trata-se de um problema grave, pois no universo de informações que circulam em uma empresa diariamente, é quase impossível garantir essa segurança sem o auxílio de uma ferramenta adequada. É por isso que é vital proteger seu canal de comunicação de maior risco. Não importa o quão treinados sejam seus funcionários, cada um deles pode receber centenas de e-mails por dia e, com isso, eles podem clicar inadvertidamente em um link mal-intencionado ou ser enganados para liberar dados confidenciais. Para que os colaboradores de uma empresa possam ter real tranquilidade em relação à comunicação via e-mail, o ideal é a contratação de soluções específicas. Caso deseje se informar sobre elas, entre em contato conosco.