Uma pesquisa realizada pelo MIT revelou um aumento de 493% em vazamentos de dados no Brasil em 2021. Um dos fatores que têm sido decisivos para esse aumento é o surgimento da necessidade do trabalho remoto pós-pandemia, o que demonstrou a capacidade de reduzir custos e manter a produtividade nesta modalidade, o que agradou muitas empresas.

Segundo dados da IBM, em todo o mundo, o valor dos custos na perda de informações aumenta proporcionalmente de acordo com o número de funcionários em trabalho remoto, embora estes casos não sejam os únicos a lidar com essas situações.

No entanto, o que causa esses vazamentos? Os motivos podem variar: seja com ataques externos como infiltração de malwares por meio de vulnerabilidades dos sistemas ou de ataques de hackers ou até mesmo com problemas internos como erros, negligência, má conduta ou até mesmo roubo por parte de colaboradores.

Atualmente, no entanto, 56% dos incidentes são associados a negligência, acarretando custos de mais 6,6 milhões de dólares no ano de 2022. Por outro lado, 26% dos incidentes estão relacionados com conduta criminosa dos próprios funcionários – ou seja, as ameaças muitas vezes vêm de dentro da própria empresa.

Isso demonstra que levar a sério a proteção de dados é um passo importante a ser dado e algo que deve ser incorporado à cultura de um negócio, seja por meio da orientação  da equipe de forma que promova os procedimentos de segurança necessários, seja pela  aquisição das ferramentas necessárias. Isso pode ser feito, inclusive, pela contratação de um serviço externo, ideal para empresas menores, por reduzir os custos da operação.

Dados do Ponemon Institute revelam que 72% dos funcionários compartilham informações confidenciais, sigilosas ou regulamentadas da empresa irregularmente, e os antivírus tradicionais não estão preparados para lidar com isso, pois seu funcionamento é pensado para os ataques externos e não para as falhas causadas por falhas e má conduta do usuário, que acontecem havendo ou não má fé por parte do colaborador.

Uma solução para esse tipo de problema é a tecnologia DLP (Data Loss Prevention, ou Prevenção de Perda de Dados). Diferente das outras ferramentas no mercado, ela atua não apenas na detecção de ameaças mas também na prevenção, detectando e impedindo o uso, transmissão e armazenamento não autorizados de dados confidenciais, protegidos ou sigilosos. Além disso, essa ferramenta está de acordo com as regulamentações e exigências de proteção de dados atuais, o que mantém a confiabilidade do negócio e acarreta em mais segurança e tranquilidade. A segurança das informações da sua empresa precisa estar em primeiro lugar, por isso invista em proteção não só contra as ameaças externas, mas também contra as internas.