Você provavelmente já ouviu falar de Ransomwares, mas numa realidade em que a segurança de dados é cada vez mais importante, é preciso compreender exatamente quais são as ameaças.

Ransomwares são tipos de Malware específicos utilizados por criminosos para fins de extorsão, daí o prefixo ransom, que significa resgate. Ataques desse tipo costumam ganhar acesso a dados para, em seguida, retirar o acesso do usuário original a eles, e em seguida exigir um valor para a recuperação dos mesmos.

Segundo relatórios do FBI, os riscos têm se tornado cada vez maiores com o crescimento do número de casos e o aumento da sofisticação e recursos por parte dos criminosos. A Agência afirma que independente do porte da empresa ou segmento de atuação, trata-se de uma situação de alerta para todos, e com isso cresce a procura por soluções que protejam as informações das empresas.

Como funcionam, na prática, a proteção contra Ransomwares?

Existem sistemas cujo foco é na detecção de ataques e respostas a estes, porém existem ferramentas mais completas, como o Acronis Cyber Protect. Essa ferramenta atua em diversas frentes, utilizando as soluções mais atuais em nome da proteção dos dados do usuário. Isso é feito, por exemplo, através de detecção prévia de vulnerabilidades do sistema para que possam ser solucionadas de antemão. Afinal, evitar que ataques aconteçam é a forma mais segura de lidar com eles. Além disso, é importante que haja um trabalho de backup e recuperação de dados, para eliminar perdas caso ataques de fato ocorram.

Além disso, para maior segurança, é possível personalizar os serviços contratados com soluções adicionais, como o bloqueio de URL’s maliciosas, a coleção de evidências de ataques de forma digital para eventuais investigações de crimes cibernéticos, redução de alarmes falsos através de listas de permissão, dentre outras possibilidades.

É claro que existem também cuidados que podem ser tomados no nosso dia a dia sem custo algum, como a atenção aos links em que clicamos e origem dos e-mails que recebemos, evitar o acesso a sites não confiáveis e outros. Dessa forma, embora o cenário nos mostre riscos iminentes, existem também formas de se antecipar a eles e garantir a segurança dos dados da sua empresa. Nos consulte caso queira saber mais sobre essas possibilidades e deixar seu negócio mais seguro daqui para frente.